Quantcast
Channel: Comentários sobre: Intel Edison: Idéia brilhante, mas não foi o primeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Por: Mario Nagano

$
0
0

Pelo que eu me lembre, Tesla vendeu algumas patentes do sistema CA para George Westinghouse que começou a investir pesadamente em equipamentos com esta tecnologia, ao mesmo tempo que contratou Tesla como consultor técnico.

De fato, eles até assinaram um acordo de royalties onde Tesla ganharia US$ 2,50 por cada HP de equipamento CA vendido, o que era uma grana preta até nos dias de hoje (algo como US$ 7,5 bi apenas com a venda de geradores).

Mas depois que perdeu a guerra das correntes, o banqueiro JP Morgan (que investiu no sistema de Edison) se vingou de Westinghouse, espalhando rumores de que sua empresa andava mal das pernas, o que afastou possíveis investidores e poderia inviabilizar a produção de equipamentos de CA, a não ser que o contrato do Tesla fosse alterado.

Reza a lenda que Westinghouse foi falar sobre isso com Tesla e ele disse o seguinte:

“Sr. Westinghouse, você tem sido meu amigo, você acreditou em mim quando os outros não tinha fé, você foi corajoso o suficiente para ir em frente … quando os outros não tinham coragem, você me apoiou quando até mesmo seus próprios engenheiros não tinham visão … Você ficou do meu lado como um amigo …

“Aqui está o seu contrato, e aqui está o meu contrato. Vou rasgar os dois em pedaços e você não terá mais qualquer problema de meus direitos. Isso é suficiente?”

Pena que depois o cara começou a viajar muito na maionese ao promover um novo sistema de distribuição de energia elétrica de graça para todo mundo sem usar fios (e que teria um subproduto chamado rádio), enviar mensagens para Marte e inventar raios da morte para promover a paz mundial.

Mais sobre isso em: http://goo.gl/2YTzCD


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images

Trending Articles





Latest Images